Dr. Wilson Aguiar Urologia Urologista

Insuficiência renal

A+ | A-

A insuficiência renal crônica (IRC) é uma doença caracterizada pela perda da função renal, levando o paciente à diálise ou ao transplante renal. Em nosso meio, as principais causas de IRC são as hipertensão arterial e o diabetes.

 

O transplante renal é o melhor tratamento para pacientes com Insuficiência Renal Crônica principalmente por oferecer uma qualidade de vida muito superior do que a diálise. O transplante pode ser realizado com órgãos de doadores vivos (caso haja doador compatível na família) ou falecidos, sendo que nesse caso o paciente deve aguardar em lista de espera.

 

Com o desenvolvimento de novas drogas imunossupressoras, os resultados do transplante têm-se tornado casa vez mais animadores, sendo que hoje podemos obter sobrevida do enxerto (rim transplantado) superior a 20 anos em alguns casos.

Tecnicamente,ao contrário do que se pensa, o rim não é implantado no local do rim original do receptor, mas sim no andar inferior do abdômen (fossas ilíacas), e os resultados cirúrgicos, quando realizados com equipes bem treinadas, são excelentes, com baixíssima taxa de complicações.

 

Os pacientes que são submetidos ao transplante são sempre acompanhados de perto pelo urologista (que executa o ato cirúrgico) e pelo nefrologista, responsável pela parte clínica e controle da imunossupressão.